segunda-feira, 19 de maio de 2014

Ciúme de criança




É natural o ciúme da criança por volta de 2 e 3 anos de idade, e os pais não devem ficar aflitos.
A criança que não é muito sociável, costuma reagir mal quando alguma pessoa que ela não conhece, a toca ou tenta uma aproximação. O que acontece, muitas vezes, é que o pai ou a mãe encontra um adulto e não fala ou cumprimenta o filho deles ou, em algumas circunstâncias, os próprios pais não apresentam o pequeno. 

Uma dica para diminuir o ciúme da criança é inclui-la na situação, apresentando-a para a pessoa e, ao voltar para casa, os pais devem explicar para ela quem eles encontraram, como se conheceram, se ela é uma amiga ou uma colega de trabalho, por exemplo. Dessa forma, a criança vai sair do seu mundo interior e as conversas vão amenizar o ciúme. 
Esse momento também é apropriado para ensinar o filho a se comportar em sociedade, explicando o sentido de cumprimentar, como as pessoas se cumprimentam no Brasil (com beijo e abraço) e dizer que há maneiras diferentes em outros países. 
Assim, além de trabalhar a questão do ciúmes, situações de etiqueta serão ensinadas. A mãe e o pai não podem se esquecer de que a criança aprende a viver em sociedade observando o comportamento deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário