terça-feira, 24 de junho de 2014

Marcas de nascença no bebê


As marcas de nascença são comuns em recém-nascidos, e podem ir desaparecendo com o tempo ou permanecer pela vida toda.

A maioria das marcas de nascença se classifica como vascular ou pigmentar. As manchas vasculares são causadas pelo acúmulo de vasos sanguíneos sob a superfície da pele. Variam de cor-de-rosa e salmão a vermelho e arroxeado, dependendo da profundidade dos vasos.

As manchas pigmentares (normalmente marrons, cinzas, azuladas ou pretas) são resultado do desenvolvimento anormal de células da pigmentação.

As manchas são tão comuns que o folclore sempre arranja alguma explicação para elas. Mas fique tranquila: o fato de seu filho ter uma mancha não é culpa sua, nem do seu parceiro, por não ter matado aquela vontade de comer alguma coisa bizarra durante a gravidez.

Qual é a aparência delas, e quais os tipos mais comuns?



As marcas de nascença podem ter formas, tamanho e cores diferentes, e aparecer em qualquer lugar do corpo. Os tipos mais comuns são:
Manchas róseas, salmão ou vermelhas, planas, formadas pela dilatação de vasos capilares perto da superfície da pele. São o tipo mais comum de mancha, e aparecem quase sempre na nuca, na testa e nas pálpebras. As da nuca às vezes persistem até a vida adulta, mas as do rosto costumam desaparecer até a criança fazer 2 anos. Elas ficam mais perceptíveis quando o bebê chora ou há alguma mudança de temperatura. Não exigem cuidado médico.

Manchas café-com-leite: manchas planas, marrom claro, que às vezes aparecem em conjunto. São manchas pigmentares bastante comuns, que costumam ir clareando ou diminuindo de tamanho conforme a criança cresce, embora possam ficar mais escuras com a exposição ao sol. Se o bebê tiver mais que seis manchas, e se elas forem maiores que 0,5 cm, mencione-as ao médico, porque pode ser um sintoma de uma doença hereditária chamada neurofibromatose.

Pintas: aglomerados de células que produzem pigmento. As pintas (cujo nome técnico é "nevo") podem ser planas ou elevadas, pretas ou marrons, e ter pêlo ou não. Há pintas que só aparecem quando a criança é maior. Pintas de nascença não são tão comuns, e muitas vezes são planas de início mas depois aumentam de tamanho e se elevam um pouco.

Manchas mongólicas azuladas ou acinzentadas: grandes áreas pigmentadas nas costas ou no bumbum, bastante comuns no Brasil e praticamente obrigatórias em bebês asiáticos e africanos. Essas manchas vão clareando conforme a criança cresce, mas não chegam a desaparecer. Não exigem atenção médica.

Mancha de vinho (nevus flammeus): são manchas vasculares de coloração vermelho escuro que podem aparecer em qualquer lugar do corpo, mas surgem com mais frequência no rosto ou na cabeça. A maioria dessas manchas cresce junto com a criança. Às vezes elas ficam mais escuras (um exemplo é a mancha na cabeça do ex-presidente russo Mikhail Gorbachev) ou saltadas.

Hemangiomas: o termo é usado para descrever vários tipos de más-formações vasculares que aparecem na pele. Eles podem ser pequenos e discretos ou grandes e desfigurantes. Os hemangiomas são mais comuns em meninas, prematuros e gêmeos. Vinte por cento das pessoas que têm hemangiomas possuem mais que um.

Os hemangiomas se apresentam na maioria das vezes na cabeça e no pescoço, e podem aparecer pouco depois do nascimento -- só 30 por cento são visíveis logo que o bebê nasce. Eles continuam crescendo mais ou menos até o bebê ter 1 ano, mas dificilmente passam de 5 a 7 centímetros. Depois, mesmo sem tratamento, param de crescer e começam a diminuir e clarear. Esse processo pode levar entre três e dez anos.

Eles podem ser superficiais ou mais profundos (previamente denominados cavernosos). Os profundos podem ser elevados, crescem rápido nos primeiros seis meses mas desaparecem até a adolescência. Esses hemangiomas são azulados devido à profundidade dos vasos.

Quando devo me preocupar?

A maioria das manchas de nascença é inofensiva, mas há algumas exceções, portanto é bom sempre mostrá-las ao pediatra. Alguns exemplos são:
Manchas de vinho próximas ao olho podem estar associadas a uma síndrome que causa convulsões ou a problemas de visão.
Hemangiomas grandes podem interferir na vida da criança. Às vezes os hemangiomas podem crescer dentro do corpo, ou ser muito desagradáveis esteticamente.
Grupos de mais de seis manchas café-com-leite podem indicar uma doença genética chamada neurofibromatose tipo 1, que pode estar associada a dificuldades de aprendizado.
Pintas muito grandes podem ter tendência a se tornar cancerosas no futuro.
Manchas nas costas (exceto manchas mongólicas) devem ser examinadas para determinar se não há interferência na espinha.

Dá para tirar a mancha do meu bebê?

Depende do caso. Algumas situações (como um hemangioma que interfere no olho) podem exigir a remoção cirúrgica. Mas, se a mancha for esteticamente aceitável e não causar problemas físicos, o médico provavelmente vai sugerir que não se mexa nela.

É preciso levar em conta que a maioria dessas manchas vai ter sumido quando a criança for maior. Há especialistas, porém, que defendem que se trate as manchas logo, já que não se sabe ao certo se elas vão mesmo embora sozinhas.

Portanto o ideal é se informar sobre o tipo de mancha específica do seu filho e procurar opiniões de dermatologistas. O melhor caminho, em caso de situações mais graves, é contar com o aconselhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por cirurgião plástico, cirurgião vascular e dermatologista, além do pediatra, para evitar uma atitude precipitada.

Além da cirurgia, há tratamentos a laser e a administração de corticosteróides (de uso tópico, por via oral ou por injeção). Quase sempre haverá alguma cicatriz no lugar da mancha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário