quarta-feira, 11 de junho de 2014

Ciúme entre irmãos


É mais do que natural e esperado que ao nascer um irmãozinho mais novo o mais velho apresente indícios de ciúmes. Mas como tudo na vida, dá para ser bem trabalhado e amenizado.

Acredito que não existam regras para criar os filhos, mas a experiência de alguém pode sim ajudar muita gente, lá vai algumas conclusões:

- NÃO FAÇA DIFERENÇA

Apesar de sabermos que o mundo é dos diferentes, fazer “certas” diferenças entre as crianças não traz bons resultados, aqui, ninguém pode machucar ninguém, ninguém pode pegar o brinquedo de ninguém, nem invadir o espaço do outro sem pedir, converse com o Bebê na frente do mais velho, da mesma forma que conversar com ele, com clareza e maturidade. Ele se sentirá seguro, sabendo que as regras são iguais para todos.

- ACEITE QUE É NATURAL

O ciúme é um sentimento próprio do ser humano, não só entre crianças, muitos adultos também lidam com esses sentimentos com frequência, se você encarar que ele existe, e é natural, mais fácil fica de você trabalhar com ele.

- MENOS REPRESSÃO

Maneire nas consequências, o mais velho realmente não pode se sentir de escanteio, ser rígido demais nesse momento de chegada do irmão pode piorar o ciúme, claro que ele será educado da mesma forma que foi até hoje, com os mesmos limites, mas um pouco de “vista grossa” nessa fase eu acho que cai bem, já que o mais velho fará de tudo para chamar atenção dos pais.

- DÊ TAREFAS AO MAIS VELHO

Deixe ele participar! As crianças normalmente gostam de sentir úteis, deixe ele se sentir importante nesse processo, peça para ele trazer a mamadeira, encher a banheira com você, levar as fraldas no lixo, peça pra ele cuidar do irmão enquanto “você vai ao banheiro” e te avisar se ele chorar…. Coisas do dia a dia que façam com que o primogênito se sinta parte de toda novidade.

- NÃO COMPARE

Não faça comparações do tipo: sua irmã mamou tudo e você não comeu, sua irmã é boazinha e você me dá trabalho, ou qualquer tipo de comparação, isso gera competição, e competição gera mais ciúmes.

-RESERVE UM TEMPO SOZINHA COM O MAIS VELHO

Na loucura do dia de uma mãe de dois, três ou mais, reserve um tempo só pra vocês dois, seja para almoçarem juntos, para uma brincadeira, lerem um livro. Mas um tempo que você consiga se dedicar apenas ao mais velho, sem intercorrências! O papai pode ajudar com o menor nessa hora.

-EXPLIQUE TUDO, SEMPRE

Deixe tudo esclarecido para o mais velho, crianças que sabem os próximos passos são crianças mais seguras, explique como a rotina da casa vai funcionar agora, se tiver alguém para ajudar a mamãe explique pra ele quem é, e porque veio, deixe ele seguro em relação a rotina, tudo está como deveria estar e a mamãe está controlando tudo…

- NÃO DEIXE ELE ACHAR QUE PERDEU ALGUMA COISA

De todas as dicas essa é a que eu acho mais importante, não deixe seu filho mais velho achar que perdeu você, ou que perdeu o seu tempo com ele, ou que perdeu seu amor, sua atenção ou dedicação. O ciúme por essência nada mais é do que achar que perdeu algo que já tinha. Quando ele te chamar e você estiver fazendo alguma coisa com o Bebê, diga que já está indo, mas não diga estou trocando fraldas, ou amamentado, ou qualquer coisa relacionada ao Bebê, ou pelo menos não com a frequência que seria dita, o mais velho não precisa perceber o quanto de tempo e dedicação o pequeno requer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário