segunda-feira, 28 de abril de 2014

Bebês podem ingerir mel?



As crianças não devem ingerir mel antes do primeiro ano de vida. O alerta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é baseado em estudos que mostram a presença de bactérias causadoras do botulismo intestinal em amostras de mel. O botulismo é uma intoxicação alimentar que atinge o sistema nervoso e pode causar tremores, dificuldade de deglutição, moleza no corpo e falta de apetite. Em casos mais graves, há o risco de insuficiência respiratória e de complicações neurológicas. De acordo com o Guia Brasileiro de Vigilância Epidemiológica, a doença é responsável por 5% das mortes súbitas em crianças menores de 1 ano de idade.

Isso acontece porque o sistema gastrintestinal da criança ainda não está totalmente desenvolvido. Já a garotada mais velha, assim como os adultos, elimina o bacilo Clostridium botulinium, o responsável pelo problema, sem dificuldade. Por isso, não corre o risco de sofrer intoxicação.

Quem já deu mel ao filho não precisa se desesperar. "O período de incubação da bactéria varia entre 12 e 36 horas - até, no máximo, alguns dias", explica um pediatra. Depois do vencimento desse prazo, a criança não está mais sujeita aos perigos do botulismo. Se a ingestão tiver sido recente, os pais devem ficar atentos a sintomas como vômitos, diarreia, fraqueza e dificuldade para engolir. Em caso de dúvida, o ideal é procurar um médico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário