segunda-feira, 10 de março de 2014

Lugar de bebê é no berço!



Colocar o bebê para dormir na cama dos pais é errado. Pediatras, psicopedagogos alertam: é perigoso para a criança. Isso acontece seja por preguiça de ensinar, pelo cansaço ao final do dia ou simplesmente pela praticidade.

Dividir a cama com os pais pode causar alguns danos ao desenvolvimento emocional dos pequenos ao limitar a autonomia do bebê e aumentar sua dependência.

É muito importante lembrar que, mesmo com a chegada do bebê, os pais ainda são um casal que deve manter seus momentos a sós. Ter um bebê na cama, além de limitar as possibilidades de intimidades do casal, também pode prejudicar o descanso dos pais. Dormir na cama dos adultos deve ser uma exceção e não uma regra, tanto pela saúde do casal quanto pela saúde e descanso do pai, da mãe e do próprio bebê.

Para começar o processo de colocar a criança na sua própria cama, é importante montar um quarto aconchegante, levando o bebê para o berço e criando um ritual, como contar uma história ou cantarolar algumas canções de ninar, sentado em uma cadeira ao lado do berço. Fique lá até a criança adormecer. Com o passar dos dias, comece a se afastar do berço e diminuir o toque, até que o bebê esteja pronto e condicionado a ir para o berço ainda acordado e sem esta dependência da presença ou contato físico.

Se a criança não estiver acostumada a dormir no escuro, deixe também alguma luz fraca acesa, por perto. Depois é só ter bastante paciência, que tudo dará certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário