quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Parques para andar de bicicleta com a criançada

Parques para andar de bicicleta com as crianças


As bicicletas nunca saíram de moda mas, no último ano, com a expansão das ciclofaixas de lazer _que já chegam a 149,7 quilômetros_, as bikes estão super em alta. Para as crianças, pedalar é uma das brincadeiras mais divertidas e, tirar a "rodinha" de apoio, um desafio comemorado em família.
Nesta fase, o melhor é não se arriscar entre os marmanjos nas ciclovias, e ensaiar as primeiras pedaladas em parques. Mesmo as áreas verdes mais concorridas, como o Parque do Ibirapuera, que lota nos fins de semana, possuem horários alternativos ou áreas mais tranquilas para a molecada que está começando. Os maiores, por outro lado, terão espaço de sobra para fazer diversas manobras. Confira nossa seleção, que inclui oito parques:
Possui uma ciclovia de 9 quilômetros, e as bicicletas só são permitidas dentro desse percurso. Geralmente, está vazia, mesmo aos sábados e domingos. Assim como o parque, é cheia de altos e baixos, o que pode dificultar o passeio das crianças. Além de pedalar, ainda é possível passear tranquilo pelos mais de 200 hectares do parque, deixando a bike estacionada num dos dois bicicletários improvisados (na entrada principal e em frente à administração). Vale a pena: são 30 espécies de animais catalogadas e 4.000 cerejeiras espalhadas pelo local.
Horto Florestal
É permitida a entrada apenas de crianças de até 10 anos com bicicleta no parque. A restrição do acesso cria um ambiente favorável aos que ainda estão aprimorando a arte de pedalar. Aos sábados e domingos, o movimento costuma ser mais tranquilo pela manhã. Durante a semana, é possível aproveitar o parque em qualquer horário. Embora não possam pedalar dentro do próprio Horto, os mais velhos não passam vontade. Logo ao lado, há uma área verde reservada aos ciclistas.
O Arboreto da Vila Amália tem uma ciclovia de terra ideal para adolescentes e adultos. Para os mais radicais, rampas possibilitam diversas manobras. Arborizada, a região de 174 hectares é bastante agradável. Por ser considerada uma unidade de conservação, não possui bicicletário nem aluguel de bicicleta.
          No Parque do Ibirapuera, o bicicletário tem equipamento para crianças, inclusive com rodinhas
No Parque do Ibirapuera, o bicicletário tem equipamento para crianças, inclusive com rodinhas

(Foto:
Divulgação
)
O bicicletário, localizado no portão 3, fica aberto todos os dias, das 7h às 20h (o último aluguel ocorre às 19h), e cobra R$ 5,00 por hora _mas é possível negociar este valor para um período maior. É preciso fazer um cadastro para alugar – leve RG e comprovante de residência na primeira vez. Estão disponíveis 350 bicicletas, sendo 250 para adultos e 100 para crianças. Para a garotada, existe ainda a opção de bikes com rodinhas. Além disso,há cadeirinhas dianteiras para até 20 quilos e traseiras para até 30 quilos.
A ciclofaixa de três quilômetros, que percorre todo o Ibirapuera, é bastante concorrida nos fins de semana, quando em torno de 500 pessoas ocupam a via _destas, em média 150 são crianças. Durante a semana, a área é mais tranquila, com cerca de 50 usuários por dia, e ideal para a molecada que está aprendendo a pedalar. Por isso, a dica é ir de segunda a sexta, pela manhã. Aos sábados e domingos, a garotada corre o risco de cruzar com um apressadinho pelo caminho, o que pode causar acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário