segunda-feira, 12 de maio de 2014

Minimizando o desejo de consumo dos pequenos



A criança tende a reproduzir o comportamento de pessoas que admira. Por isso, quer se parecer com elas e ter os objetos que possuem. É algo natural.

Porém os pais  podem minimizar o desejo de consumo dos filhos com algumas atitudes.

1.Dê o exemplo
 É importante que cumprir um clássico: dar o exemplo. Não adianta reclamar que seu filho pediu um brinquedo igual ao do colega se você está endividado porque comprou um carro idêntico ao do vizinho.

2. Faça atividades com seus filhos
 Reserve um tempo para que a criança pratique outras atividades além de assistir televisão. Assim, ela não se expõe tanto à publicidade. É preciso que os pais tenham uma rotina para os filhos, com horários e oportunidades para que eles se desliguem dos programas de TV e façam outras coisas.

3.Avalie a escolha do colégio
 Critério na hora de escolher a escola também poupa a todos de problemas futuros. Um colégio que aceita o desfile de vaidades, onde as crianças circulam com os mais variados brinquedos e produtos tecnológicos ou que não está de acordo com os valores da família pode não ser uma boa opção.

4.Pense antes de agir
 Um pensamento frequente entre os pais não ajuda em nada a conter o desejo de consumo das crianças. Trata-se da intenção de dar ao filho tudo o que não tiveram na infância. Nessa ânsia de oferecer o melhor, estamos atrapalhando o desenvolvimento da criança. Os pais não consideram que o aprendizado dos limites deve acontecer na infância. Os pequenos devem aprender a lidar com os "nãos".

5. Proponha uma troca
Outra maneira interessante de lidar com a vontade do filho de ter o brinquedo do amiguinho é propor trocas, que podem ser promovidas pelas escolas. Já os pais, podem convidar o colega do filho para visitá-lo e pensar nos brinquedos que ele tem e que poderiam complementar a brincadeira dos dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário